Irmão Sol, Irmã Lua


Postei hoje no meu canal no Vimeo (Canal 101), o filme de Franco Zeffirelli, do ano de 1972, que conta a história da vida de São Francisco de Assis, desde os tempos de juventude, em que vivia numa verdadeira festa constante, entre mulheres, música e vinhos, graças ao fato de ser filho de um grande e rico mercador, até o tempo em que resolve abandonar tudo, quando viu a doença e a guerra destruírem a região em que vivia, momento em que se despe diante do bispo da cidade, simbolizando a renúncia à sua vida prévia e o início de uma vida dedicada a Deus e a ajudar ao próximo.

O filme mostra também a história de Santa Clara, apaixonada por São Francisco que resolve seguir os passos de seu “amor da juventude”, formando posteriormente, a Ordem das Clarissas, única ordem franciscana feminina.

Embora seja conhecido como "o louco de Deus", Francisco não desvinculou a fé da realidade, pelo contrário, em cada rosto enxergava o próprio Cristo. Em qualquer manifestação da natureza (dos astros aos animais e às plantas), enxergava o carinho de Deus. Foi um homem de seu tempo, mas não se prendeu a ele. E, por isso mesmo, foi considerado santo: "São Francisco de Assis".

O filme é um clássico e bom de ser assistido por todos, mesmo os não católicos, pois a história de Francisco de Assis, transcende os dogmas religiosos, em virtude do grande ser humano que foi.

Obs.: eu não encontrei este filme legendado em português, na internet, mas baixei as legendas de um site estrangeiro e sincronizei, o que deu um trabalho danado. Foram muitas horas de montagem e edição, mas valeu a pena, pois até agora, é a única versão original com legenda em português, disponível na internet, que seja do meu conhecimento.

Aproveite o final de semana e siga o link abaixo.


Bom programa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário