Abaixo-assinado Ruth Escobar: símbolo de vida, luta e arte no Brasil

Abaixo-assinado Ruth Escobar: símbolo de vida, luta e arte no Brasil


Para:Vossa Excelência Dilma Rousseff, Presidente da República Federativa do Brasil


Exma. Presidente da República Federativa do Brasil

Vossa Excelência Dilma Rousseff,


Vimos, por este meio, solicitar-vos a máxima atenção, com caráter de urgência quanto ao estado de saúde da Sra. Ruth Escobar, uma das personalidades mais importantes atuantes no cenário cultural brasileiro do século XX, bem como, sobre a recuperação e preservação do seu patrimônio cultural.


Esta magnânima senhora que nasceu na cidade do Porto em Portugal no ano de 1936, chegou ao Brasil com 15 anos de idade. O Brasil decerto que foi sempre muito amado por ela, sendo reinventado vezes sem conta através da arte que a Sra. Ruth Escobar defendeu com todo o seu ser: o teatro.


Dotada de uma grande consciência cívica, desenvolveu projetos como o teatro Popular Nacional, implementou o 1º Festival Internacional de Teatro em 1974 em São Paulo, apoiou a fundação do Comité da Anistia Internacional, durante o regime militar, dentre outras contribuições importantíssimas na construção da arte e da cultura brasileira, com um forte comprometimento com as vanguardas artísticas. Além de ter sido eleita deputada estadual por dois mandatos, dedicando-se a projetos comunitários.


É lamentável descobrir através das informações tornadas públicas através da sua família, que a Sra. Ruth Escobar se encontra hoje com os seus 76 anos de idade, sofrendo com a doença de Alzheimer, acamada (pois sofreu uma queda no passado ano de 2011), com dificuldades de mastigar os alimentos. Estando assim abandonada em uma das suas casas, sem acompanhamento hospitalar adequado ao seu atual estado de saúde.


Bem como, descobrir que o seu legado cultural, que faz parte da história do teatro brasileiro, encontra a apodrecer, sem que ninguém possa intervir salvaguardando o trabalho de alguém que tanto acreditou e investiu na cultura do País, enfrentando as maiores tormentas.


A Sra. Ruth Escobar necessita urgentemente de apoio e de cuidados. Alguém que teve tanta coragem e determinação no auge das suas forças, não pode ser relegado ao esquecimento. O acervo artístico da Sra. Ruth Escobar que está se deteriorando por falta da devida e merecida atenção dos seus curadores não pode desaparecer, caso desapareça tratará de uma grande perda para a arte e cultura brasileira.


A Sra. Ruth Escobar esteve pela última vez em Portugal em 2002, com o espetáculo ‘Os Lusiadas’, montagem brasileira que esteve em cartaz no CCB em Lisboa. Segundo fonte informacional do Folha Online de 21/01/2002, a Sra. Ruth Escobar sublinhou que a montagem do espetáculo ‘Os Lusíadas’ significava “um encerramento de ouro” da sua carreira e “um ato de amor por Portugal”. A peça adaptada da obra de Camões, foi considerada um dos melhores espetáculos do ano de 2001 no Brasil. Em Portugal, contou com um elenco de 52 atores brasileiros. Sem dúvida alguma, uma incrível experiência cénica, de produção e de divulgação da arte brasileira.


Acreditamos que somente Vossa Excelência Dilma Rousself, poderá intervir através dos meios disponíveis para que a Sra. Ruth Escobar possa obter a atenção médica especializada de que necessita e para que haja uma recuperação e salvaguarda do seu patrimônio cultural.


Agradecemos a vossa atenção disponibilizada e torcemos para que novos rumos sejam positivamente efetivados.


Atenciosamente,


Os signatários

Nenhum comentário:

Postar um comentário